Receba dinheiro de volta por suas compras!!!

468x60

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Meus cuidados faciais

Oi genteee!!!

     Hoje venho falar de um tema que particularmente gosto muito. Comecei a me interessar mais por cuidar da minha pele quando estava na faculdade, como sabem sou Farmacêutica e cosmetologia está em alta hoje em dia, portanto era um tema muito abordado. 

     Primeiramente vamos entender melhor a fisiologia da nossa pele. A pele é estruturada em três camadas:

Estruturas da Pele

*PELE: Corresponde a 15% do nosso peso corporal, reveste e delimita o organismo. Estrutura complexa de tecidos de várias naturezas.

Epiderme: A camada mais superficial da nossa pele, onde estão os queratinócitos que tem como função básica sintetizar a queratina (proteína que forma a superfície protetora da epiderme e proteína estrutural de cabelos e unhas).
Derme: Está entre a epiderme e a hipoderme. Principal constituinte- proteína estrutural fibrilar- colágeno que constitui 70% da derme. Essa cama é onde agem os dermocosméticos.
Hipoderme: Última camada constituinte da pele é responsável pelo isolamento térmico, depósitos das indesejáveis calorias e onde se encontram os vasos sanguíneos. 

Estruturas da pele.

Tipos de Pele

Pele Normal
Características: Textura suave, firme ao tato, com poros pequenos, e sem imperfeições. É típica dos bebês.
*Cuidados diários: Usar de sabonetes neutros e cremes hidratantes para peles normais, sem óleo.

Pele Seca
Características: Tem tendência a desenvolver pequenas rugas e descamação. Pele que apresenta sensação de "repuxamento" após lavagem com sabonete ou com água muito quente.
*Cuidados diários: Usar produtos livres de álcool, emolientes com textura leve e suave.

Pele Oleosa
Características: Pele brilhosa devido ao excesso de oleosidade (ou gordura) produzido. Normalmente apresenta poros grandes e tendência a cravos e espinhas. Indivíduos com pele oleosa tendem a ter cabelos também oleosos.
*Cuidados diários: Os hidratantes e filtros solares sempre devem ser em gel ou toque seco (oil free). Prefira tônicos adstringentes com o mínimo de álcool possível, pois eles têm efeito rebote de ressecar a pele, dando a falsa impressão de ter eliminado a oleosidade e após começa um produção de oleosidade ainda maior para reidratar a pele. 

Pele Mista
Característica: Apresenta alguma oleosidade na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e as outras áreas podem ser normal ou seca.
*Cuidados diários: Usar loções de limpeza, tônico adstringente na zona T e hidratantes de textura suave para o rosto. Dentre os princípios ativos podem-se conter ácidos que vão ajudar a controlar a oleosidade da pele. 

Pele sensível
Característica: Fica irritada e avermelhada facilmente, é normal haver coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos.
*Cuidados diários: Usar sabonete hidratante e todos os produtos cosméticos devem ser específicos para peles sensíveis.

Fonte parcial: http://www.tuasaude.com/tipos-de-pele/


Meus produtos

     Agora que já vimos um pouco das estruturas que compões a nossa pele podemos partir para o que realmente interessa!! Rs. Para quem quer cuidar da pele existe 4 produtos que são indispensáveis:

1- Sabonete em barra ou líquido: Deve ser própria para uso facial, a pele do nosso rosto é mais delicada, portanto necessita de produtos desenvolvidos para essa região especificamente. O sabonete você deverá escolher de acordo com seu tipo de pele. A minha é normal a seca, no momento estou usando Vichy Normaderm Gel de Limpeza Profunda (eficácia reforçada, elimina as impurezas, excesso de oleosidade e desincrusta os poros. Lavo o rosto pela manhã e a noite com auxílio dessas buchinhas para rosto (roxa = celulose / madeira = cerdas naturais). 



2- Tônico facial: O tônico tem a função de limpar o que o sabonete não conseguiu e eliminar os resíduos do mesmo, também é responsável por preparar a pele para o próximo passo. Como já disse minha pele é normal a seca, estou usando no momento o L’oreal RevitaLift (revitaliza a pele e prepara para o cuidado anti-rugas) uso ele a noite, é bem leitoso não resseca minha pele, pela manhã uso o Neutrogena Alcohol Free Toner, como o nome já diz é sem álcool, limpa bem a pele e não resseca.



3- Hidratante: É o produto responsável por repor água e nutrientes para que nossa pele se mantenha saudável produzindo bastante colágeno e queratina, responsáveis pela firmeza tão amada da nossa pele. Usado desde cedo vai prevenir e diminuir o envelhecimento da pele causado pela desidratação. No momento estou usando o Clinique Dramatically Different Moisturizing Lotion (creme), ele é maravilhoso não quero usar outro nunca mais, deixa minha pele macia e hidratada sem deixar oleosa, mesmo sendo em creme, existe também a versão em gel.



4- Filtro solar: Por ultimo, mas não menos importante, ele vai nos proteger dos raios solares UVA que promove o fotoenvelhecimento da nossa pele e induz a proliferação das células cancerígenas, esse tipo de radiação está presente o ano todo, já o UVB é responsável por queimar a pele no sentido bronzear, favorece também o envelhecimento da pele, ocorre mais durante o verão. Uso o ROC Minesol Oil Control fator 30 (reduz e controla a oleosidade da pele) e o La Roche-Posay Anthelios XL fator 60, alterno dependendo da intensidade dos raios solares, quando esta muito sol uso fator maior e em dias nublados uso o fator menor.
*Não reparem na foto, eles estão bem detonadinhos porque ficam dentro da bolsa!



     Esses produtos são essenciais para quem quer começar um tratamento básico para pele, a partir dai entramos com produtos mais específicos para cada idade como séruns, produtos anti-idade, hidratantes para a área dos olhos, esfoliantes e não se esqueçam dos cuidados com os lábios.

*Mimos extras que uso para minha pele:

Água termal: É a única água que não resseca a pele, possui os minerais essenciais para repor nossas necessidades. Uso a Eau Thermalle Avène, já usei também a da La Roche, não senti diferença de uma para outra, comprei a da Avène porque tem a grande de 300mL, compensa pelo preço. Aplico uma borrifada nos rosto pela manhã após o tônico e a noite após o banho.



Anti-sinais: Como o nome já diz vai prevenir e amenizar rugas e linhas de expressão. Uso uma vez por semana o SRV Hydracid Lift, ganhei na glambox, não notei praticamente nenhuma diferença, pois minha pele ainda é jovem, mas prevenir nunca é demais né?!



Áreas dos olhos: Nunca tinha usado nada, mas recentemente recebi uma miniatura do Clinique All About eyes que promete diminuir a aparência das bolsas, olheiras e linhas finas. Adorei, deixa a pele dessa região bem hidratada, senti uma diminuição no inchaço pela manhã e também diminuição das olheiras.



Serum: Estou testando o Clinique Repairwear laser focus que promete reduzir linhas e rugas, reparar e proteger a pele contra os raios UV com resultados próximos atingidos por laser, uso duas vezes ao dia (manhã e noite) +/- 3 gotinhas. Gente juro para vocês acordo cedo com a pele lindaaa, amei muito esse produto, pena que Clinique é cara aqui no Brasil. =/



Hidratante diferenciado: Também miniatura da Clinique o Superdefenses FPS 25 promete hidratar a pele e protegê-la das agressões do dia a dia, como poluição e raios UV. Uso pela manhã após a Água Termal, não deixa minha pele oleosa e é bem hidratante.



Lábios: Sou viciada em lip balm, já testei vários e o que mais gostei foi o Mary Kay Vanilla Lip Bal, além do cheirinho gostoso é mega/ultra/máster hidratante, sem exageros muito bom mesmo. Uso também o Clinique Superbalm Moisturizing gloss, tem um pouquinho de cor e não é um gloss pegajoso, Nivea Sun Protec FPS 30 para dias de muito sol, piscina ou praia e antes de dormir uso Bayer Bepantol Derma (creme), ajuda muito para quem está com os lábios muito ressecados ou quer manter a hidratação.



Outros: 
* Esfoliante: O Boticário Active Dermato Creme esfoliante Facial (peeling de crista: com pó de diamante, pele renovada e luminosa, relevo cutâneo mais macio e uniforme), uso uma vez por semana, deixa a pele bem lisinha, sinto-a bem limpa e tenho a impressão que clareou algumas manchinhas que tenho. 
* Máscara de argila + hidratante: O Boticário Nativa Spa Argiloterapia Máscara facial Purificante (esfolia e renova a pele) e Hidratante Facial Purificante (renova e hidrata a pele) adoro esse combo, a máscara de argila uso uma vez por semana para dar uma purificada e desintoxicada na pele, após aplico água termal e o hidratante também da mesma linha, deixa a pele revitalizada


     Ufaaaa, quanta coisa!!! Espero que não tenha ficado muito cansativo, por favor, me contem se gostaram e o que não gostaram para poder melhorar cada vez mais. 
Já ia me esquecendo, não se esqueça de BEBER BASTANTE ÁGUA, ela que vai nos hidratar de dentro para fora dentre outras inúmeras funções, no mínimo 2L ao dia, eu bebo de 3 a 4L, mesmo no frio adoro tomar água.
Consulte sempre um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento.

Beijos fiquem com Deus!

Mensagem do dia: Viver é sempre dizer aos outros o quanto eles são importantes. Por que um dia eles se vão e ficamos com a nítida impressão de que não amamos o suficiente. (Chico Xavier).

Referências bibliográficas: Todas as informações técnicas foram tiradas de apostilas de quando fazia faculdade e algumas coisas da internet e da página da Clinique Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário