Receba dinheiro de volta por suas compras!!!

468x60

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Projeto Verão: O lado amargo dos adoçantes

Oiiii genteeeee....

Tudo bem com vocês??? Mais uma segunda-feira graças a Deus!! Esse fim de semana foi tranquilo para mim, sábado sai para jantar mas não comi muito!! rsrsrs.. Apenas o suficiente... hehehe.. Sempre que saio para jantar peço suco sem açúcar, geralmente vem muito doce ai prefiro ao natural mesmo.

Muita gente faz uso do adoçante para diminuir o açúcar, eu nunca fui muito fã, mas em casa minha mãe sempre usou muito adoçante. O uso de adoçantes sempre provocou discussões na área da saúde, e o fato de viciar também com o tempo, antes 2 gotinhas adoçavam hoje precisa de 20. Por esse e outros motivos banimos o adoçante em casa e estamos usando açúcar mascavo apenas se for preciso e em pouca quantidade. O testo a seguir não quer dizer que seja a verdade absoluta, esse assunto gera muita polêmica, pesquisem mais e tirem suas próprias conclusões. ;) 



Substituir açúcar por adoçante não é uma boa opção para a saúde. O alerta é tema da seção ‘Mundo de Ciência’ da CH de agosto.

Estudos sugerem que pessoas que consomem adoçantes com frequência acabam abusando mais de doces e carboidratos do que aquelas que não usam o produto.

O consumo de bebidas com alto teor de açúcar está ligado ao surgimento de obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Agora, troque o ‘com alto teor de açúcar’ da frase anterior por ‘dietéticas’, e o que vem depois continua sendo verdade. Mas desconhecido do público.

Esse alerta está em artigo de opinião de Susan Swithers, da Universidade Purdue (EUA), na revista Trends in Endrocrinology & Metabolism, escrito com base em uma ampla revisão da literatura científica.

As pessoas, por desconhecerem o conteúdo da segunda frase do parágrafo acima, trocam bebidas açucaradas por aquelas com adoçantes, achando que irão perder peso e prevenir doenças. E muitos profissionais de saúde prescrevem a troca de açúcar por adoçante.

Para argumentar contra essa crença, Swithers cita exemplos. Um deles são experimentos feitos com camundongos e ratos alimentados com comidas nas quais foram adicionados adoçantes. Esses roedores, quando apresentados a comidas calóricas e açucaradas, acabam comendo muito mais do que deviam e, consequentemente, engordando.

A explicação para esse fato pode ser a mesma vista em humanos que consomem com frequência adoçantes: esse produto parece não satisfazer o desejo por açúcar. Ou seja, parece não agir nos centros de prazer do cérebro onde normalmente age o açúcar. E, por isso, como um tipo de compensação, pessoas que consomem muito adoçante acabam abusando de doces e carboidratos, consumindo-os em maior quantidade do que uma pessoa que não usa adoçantes.

“A recomendação de saúde pública para limitar o consumo de açúcares precisa ser expandida para limitar a ingestão de todos os adoçantes, não só açúcar”, alerta Swithers. Em tempo: ela se refere a todos os tipos de adoçantes.

Cássio Leite Vieira
Ciência Hoje/ RJ

Texto originalmente publicado na CH 306 (agosto de 2013).


Espero que tenham gostado!

Beijos fiquem com Deus.

Dica do dia: Inclua linhaça e aveia no seu dia-a-dia para melhorar o trânsito intestinal. Bata a linhaça junto com a aveia no liquidificador. Tome uma colher de sopa diariamente de preferência em jejum. Pode ser com água ou suco de sua preferência. A linhaça e a aveia juntas possuem muitos minerais e vitaminas, além de serem ótimas para intestino preso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário