Oi genteee!!!
Hoje no blog, dica de treino para quem não tem muito tempo para ir na academia!! Já tinha ouvido falar sobre esse treino, o Peak 8, mas não sabia ao certo o que era. Na sexta-feira passada vi no blog da Lala Noleto esse post e estou repassando as informações para vocês. É um treino de apenas 20 minutos que queima bastante.
No Brasil, cresce a cada dia o número de pessoas que procuram academias em busca de um corpo perfeito. Levando-se em conta a vida real, a maior desculpa de muitos para não adquirir uma rotina de exercícios é a falta de tempo. Pensando nisso, comecei a pesquisar e estudar algo para que meus pacientes pudessem ter maior facilidade no período de transição para um estilo de vida mais saudável.
Um médico americano, Joseph Mercola, desenvolveu um programa de exercícios chamado PEAK 8. É um treino segmentado que pode melhorar a aptidão cardiovascular e aumentar a queima de gordura. Para que esse tipo de treino tenha progresso, é necessário disciplina alimentar, respeitando horários além de uma ingestão equilibrada de nutrientes. (carboidratos, proteínas, gorduras e suplementos)
O que é PEAK 8?
É um tipo de treino de alta intensidade (chamado exercícios de pique ou intervalo) com durabilidade de 20 minutos. O executor deverá sair da sua zona de conforto e chegar no limite do seu corpo, realizando essa atividade em dias alternados. Ele pode ser feito na esteira, bicicleta ergométrica, pulando corda, subido escadas, correndo ao ar livre, etc…)
- Primeiro passo: aquecimento por 3 minutos (corrida leve, caminha mais trote ou bicicleta ergométrica);
- Segundo passo: exercitar-se ao máximo durante 30 segundos saindo da sua zona de conforto, ou seja, acelerando o coração;
- Terceiro passo: recupere-se durante 90 segundos, diminuindo o ritmo mas mantenha o exercício durante o período de recuperação.
Repita esse processo 8 vezes totalizando 8 picos, por isso é chamado de PEAK8
Atenção: antes de começar qualquer exercício físico consulte sempre seu médico e nutricionista.
Quais as vantagens desse tipo de treino?
Por exaustão, estimula a produção do hormônio de crescimento humano (HGH), porque combina intensidade adequada com a duração correta para a combinação aeróbia/anaeróbia, atingindo os músculos de contração super rápida, responsáveis pelo estímulo do GH. Além disso, melhora a contratilidade do tecido muscular do coração, aumenta a capacidade pulmonar e faz com que o corpo continue queimando gordura mesmo após o término do treino.
*Lembre-se: é importante você manter um fortalecimento muscular através da musculação para não ocorrer lesões.
Quais os cuidados em relação a alimentação quando se pratica esse tipo de treino?
Você não deverá consumir nenhum tipo de carboidrato simples até 2 horas pós-treino (fruta, açúcar, farinha branca, sucos em geral), porque isso aumentará a somatostatina, hormônio produzido pelo pâncreas, regulador da glicemia, e que, por sua vez ,vai inibir a produção de GH, prejudicando o objetivo do treino.
Você poderá fazer até duas refeições antes de treinar. Até duas horas antes, você poderá consumir um carboidrato complexo de boa qualidade, ou seja, de baixo índice glicêmico. Uma opção prática e fácil de levar para o trabalho é o biscoito de arroz integral.
Antes do treino você poderá consumir até 30g de proteína para que você mantenha a quantidade necessária de aminoácidos circulantes no corpo.
No jantar é importante lembrar: consuma vegetal e proteína, por exemplo, frango com aspargo (diurético) e evite carnes vermelhas.
Em relação ao tempero das refeições , escolha os que são livres de sódio e coloque a pimenta branca, que além de realçar o paladar é termogênico, acelerando o seu metabolismo.
Hidrate-se, beba até 8 copos de água durante o dia.
Paciência, os resultados vão acontecendo naturalmente, o importante é não desistir. Tenha mais qualidade de vida, faça parte do nosso time.
Dra Marielle Andraous Merhi
Diretora Médica da Clinica Belcorp
Goiania-GO
tel: 55 (62) 32332848/32332466
Espero que tenham gostado.
Beijos fiquem com Deus.
Dica do dia: Depois do 30 anos, não deixe de praticar musculação. A musculação melhora a postura, o sono, e o bem-estar geral. A maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. O trabalho com peso torna os músculos (que sustentam os ossos) mais resistentes. Também aumenta e define a massa muscular. É tão importante quanto o exercício aeróbico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário