Receba dinheiro de volta por suas compras!!!

468x60

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Protetor Solar: O que significa FPS?

Oii gentee!! Tudo bem com vocês? Espero que sim.
Eu sou farmacêutica, para que ainda não saiba, tenho notado muitas dúvidas na farmácia a respeito dos filtros solares. Gostaria de deixar esse post como um simples esclarecimento sobre como age um filtro solar. 

Sabe-se que o número de casos de câncer de pele tem crescido muito nos últimos anos. Com isso, novos produtos são constantemente desenvolvidos objetivando aumentar a proteção solar e atender às expectativas do consumidor.

As radiações ultravioletas que atingem a superfície terrestre são responsáveis pelo surgimento de cânceres cutâneos que atingem muitos indivíduos, cuja freqüência tem aumentado nos últimos anos. Por esta razão o uso de filtros solares é uma realidade indiscutível. Pesquisas têm mostrado que a radiação UV danifica o DNA e o material genético, oxida os lipídios e produz perigosos radicais livres, causa inflamação, rompe a comunicação celular, modifica a expressão dos genes em resposta ao estresse e enfraquece a resposta imune da pele. Além disso, os raios UV são causadores de queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. O uso de protetores solares tem o objetivo de reduzir a quantidade de radiação UV a ser absorvida pela pele humana, servindo como uma barreira protetora.

O Fator de Proteção Solar (FPS) quantifica a proteção que um determinado produto é capaz de oferecer, em termos de tempo de exposição, contra a queimadura solar se comparado à exposição desprotegida. Assim, se um determinado protetor apresenta o valor de FPS 30, isso significa, na prática, que é necessária uma exposição solar 30 vezes maior para produzir eritema, se comparada à situação em que este usuário não estaria usando aquele protetor. Esse fato sofre uma forte influência de fatores pessoais, como se você entrou na água, secou-se com toalha, o horário da exposição, seu fototipo de pele, quantidade que aplicou do produto, etc. 

Foto: G1


O FPS Solar é ainda a principal informação acerca da eficácia fotoprotetora de um filtro solar, mas a sua interpretação não deve ser baseada somente no valor numérico em si, devendo-se também considerar a adequada forma de uso do produto, em termos de quantidade aplicada e regularidade na reaplicação.
Por fim, na escolha de um agente fotoprotetor, além do FPS, os dados relativos à substantividade (resistência à água), proteção UVA e fotoestabilidade devem ser considerados para uma correta fotoproteção.

Artigos usados:
1- Protetores solares e os efeitos da radiação ultravioleta; T. S. de Araujo & S. O. de Souza.
2- Fator de proteção solar: significado e controvérsias; Sergio Schalka e Vitor Manoel Silva dos Reis.

Em breve farei um post falando sobre os melhores protetores solares (na minha opinião) vendidos em farmácia e drogarias do Brasil.

Espero que gostado!

Beijos fiquem com Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário