Receba dinheiro de volta por suas compras!!!

468x60

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Projeto Verão: Como saber se o pão integral realmente é integral?

 Oiii gente!!!

No post de hoje tem dica de como escolher seu pão integral. Muitas vezes somos enganados pela indústria e compramos um produto que na verdade nem é integral.



O que é um alimento integral?
Grão e cereais, como arroz, trigo e aveia, são considerados integrais quando não passam pelo processo de refinamento. Dessa forma, como a casca a película não são descartadas, preserva-se boa parte, preserva-se boa parte dos nutrientes e das fibras. Segundo especialistas, os alimentos integrais oferecem grandes benefícios, como controlar as taxas de açúcar no sangue e causar sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento. 

Existe alguma regulamentação?
O problema é que não há nenhum tipo de regra sobre a fabricação desses produtos no Brasil, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). E por causa da falta de parâmetros cada empresa adota os critérios que bem entender.

Sobre o pão integral
O pão integral de fato é mais saudável, pois é feito com o grão de trigo inteiro (incluindo a casca, que é rica em vitaminas do complexo B e fibras). Além disso, possui uma absorção mais lenta e um índice glicêmico menor. Ou seja: fornece energia aos poucos ao organismo. Por isso, muitos nutricionistas recomendam a ingestão desse produto.

Para não ser enganado, é aconselhável olhar bem os ingredientes na embalagem. Lá, deve estar escrito “farinha de trigo integral”, e não “farinha de trigo enriquecida com ácido fólico” (neste caso temos o que eu chamo de falso integral). Também tenha atenção ao teor de fibras; se a quantidade for de 0,2 a 0,5 gramas, desconfie. O pão integral de verdade tem de 3 a 5 gramas de fibras (a porção de 50 g).

Quanto às massas, se você mesmo preparar, pode adotar os mesmos critérios do pão. Na hora da compra, analise bem os ingredientes do rótulo. Agora se você decidir comer uma massa em um restaurante, infelizmente não terá como saber se é realmente integral.

Dentre as marcas de maior força no mercado, a Wickbold define o pão integral como aquele "preparado com farinha de trigo e farinha de trigo integral ou fibra de trigo e ou farelo de trigo". Para fazer seus pães, a marca usa farinha de trigo refinada, fortificada com ferro e ácido fólico e incorpora fibra de trigo à mistura. 
Já o grupo Bimbo, das marcas Pullman, Vita Plus e Nutella, segue os preceitos da Whole Grains Council, organização que certifica, por meio de um selo, produtos nos Estado Unidos. De acordo com suas normas, a massa do pão integral deve conter 51% de farinha integral.

Abaixo exemplo de dois pães que tenho em casa um integral e o outro não.

Panco - Integral Total

Note nos ingredientes que contém Farinha de trigo INTEGRAL,o que o torna um pão integral verdadeiro!!!

Wickbold - Grão Sabor Integral

Note nos ingredientes Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, ou seja, ele não é integral de verdade!
Espero que tenham gostado, fiquem de olho nos rótulos para não serem enganadas!

Beijos fiquem com Deus!

Dica do dia: Quer incluir mais fibras a dieta? Coma aveia. A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras. A aveia diminui o colesterol ruim e ajuda no bom funcionamento do intestino. É recomendado de 1 a 2 colheres de sopa diariamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário